sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Senhor Cardeal

Photobucket
Fátima Campos Ferreira está em todas. A prová-lo está não só o Prós e Contras da passada segunda-feira e as tertúlias do Casino da Figueira. O convidado da última tertúlia foi o Cardeal D. José Saraiva Martins. Sobre o Prós e Contras escreverei mais tarde. Mas a tertúlia foi um mar de pérolas.
O Senhor Cardeal foi à Figueira da Foz - uma terra conservadora, comme il faut - dizer que «A homossexualidade não é normal». Porquê? Sua Eminênica justifica: «Na Bíblia está escrito que quando Deus criou o ser humano, criou o homem e a mulher. É o texto literal da Bíblia, portanto esse é o princípio sempre professado pela igreja». Mas Sua Eminência não fica por aqui. Segundo ele, a situação ainda se torna mais problemática quando está em causa a educação das crianças: «Quando se juntam dois homossexuais, eles ou elas, se há crianças, evidentemente, aquela união, aquele casamento, não pode providenciar a formação das crianças. A educação daquelas crianças não pode ser uma formação normal se não forem formadas por um pai e uma mãe». O cardeal considera negativo «ter dois pais ou duas mães».

Eu sei que estou a ser mauzinho porque a única coisa que é normal nisto tudo é que a Igreja tenha este discurso. O que não é normal é que a Igreja continue a pensar que pode legitimamente apelar ao boicote num partido político e achar que pode dizer às pessoas de dedo espetado em quem devem ou não votar. A Igreja tem sempre tendência para a instrumentalização dos fiéis através da fé. E a Igreja tem sempre uma opinião a dar: o senhor Cardeal acha "evidente" que um casal homossexual não pode providenciar a formação das crianças. No fundo ele tem razão. As crianças educadas por casais homossexuais não são certamente educadas para a intolerância, o obscurantismo e o preconceito. Disso o senhor Cardeal pode ter a certeza. E certeza tenho eu quando considero que a Igreja se afunda cada vez mais na sua ridícula homofobia e que já ninguém os leva a sério. Para eles olharemos daqui a anos e murmuraremos: "Coitadinhos!".

1 comentário:

João Roque disse...

Venham os senhores cardeais, mais a matilha de "exemplares" chefes de família, mais os jovens betinhos dos partidos de direita, venho o diabo a quatro, a lei há-de passar no Parlamento, como uma coisa NORMAL!
E então será anormal continuar a suportar estas "Bujardas" eclesiásticas...
Abraço.