quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Europride

Photobucket
Que cidade vai receber a Europride em 2010?? A resposta não é Lisboa... E no fundo ainda bem porque a Gay Pride em Lisboa é pouco mais do que decadente. A resposta certa é Varsóvia, capital da Polónia católica e homofóbica até há um par de meses dirigida pelo líder do Partido Direito e Justiça, conservador e eurocéptico. Entretanto o governo mudou, mas a Igreja Católica tem ainda um peso determinante no país e uma capacidade invejável de moldar a mentalidade das pessoas. 
O anúncio de que a Pride Varsóvia iria receber a Europride em 2010 vem por isso chamar a atenção para o problema da homofobia na Polónia. Não será demais lembrar que o Presidente da Câmara de Varsóvia que em 2004 e 2005 baniu da cidade a parada gay ocupa hoje o lugar de... Presidente da República. Lech Kaczyński defendeu-se na altura dizendo que havia documentos que não haviam sido entregues pelos organizadores, mas não se coibiu de acrescentar que a marcha iria «promover o estilo de vida homossexual» e seria uma «ofensa à moral pública». Em 2005, ano em que abandonou a câmara municipal para se lançar na corrida presidencial, o Sr. Kaczyński autorizou uma contra-manifestação intitulada «Marcha da Normalidade». Em abono da verdade, diga-se que o governo provincial de Mazowieckie (província de que Varsóvia é capital) criticou duramente o Presidente da Câmara por estas atitudes. Entretanto, também o partido que dirigia Varsóvia mudou. Fico na expectativa para ver o que se irá passar na altura, não sendo difícil de imaginar que vão ocorrer umas quantas contra-manifestações católicas, nacionalistas e homofóbicas. 
Para o ano será Estocolmo a receber a Europride e em 2009 será a vez de Zurique. 
A Europride é organizada desde 1992. A primeira cidade a recebê-la foi Londres e desde aí várias têm sido as cidades por onde a Europride passou (o ano passado foi aqui bem perto, em Madrid). A Europride tem palco em cidades europeias onde exista um evento gay bem estabelecido ou uma comunidade LGBT proeminente (seja lá o que isso for). O evento toma a forma de vários eventos desportivos e artísticos pela cidade anfitriã, debates, sessões de esclarecimento e culmina numa enorme marcha pela cidade, música, diversão nocturna e também uma vigília pelas vítimas da SIDA. 
Como é fácil de imaginar, tal evento é altamente improvável em Lisboa nos próximos tempos, e não é pela falta de comunidade LGBT. A marcha é simplesmente deprimente e parece ser feita à dimensão do país (pelo menos no ano passado, em que houve uma alteração do percurso que foi seguido nos anos anteriores). Contudo, a festa que se lhe segue costuma ser bastante mais concorrida e não me parece nada mal organizada. O ano passado o chamado Arraial Gay teve lugar na Praça do Comércio, no coração da cidade. 

A esta distância, aqui fica o (mini) calendário possível de algumas marchas deste ano. Em breve será actualizado, claro.

Festival do Orgulho em Moscovo'08 ...... 30 Mai - 01 Jun 2008
Pride London ...... 05 Jul 2008
Europride 2008 Estocolmo ...... 28 Jul - 03 Ago 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Ponto de vista:
"O discurso do papa contra o homossexualismo é água no moinho dos fundamentalistas cristãos que querem impedir a realização do Festival Europeu de Homossexuais, marcado para junho do ano que vem, em Zurique......" Mais detalhes em: http://coisasdasuica.swissinfo.ch/?p=884