terça-feira, 6 de maio de 2008

Portugueses dispensam preservativo

Passo uns tempos fora e ao voltar deparo-me com isto.

Notícia SIC:

Por mais alertas, campanhas e números que se apresentem aos portugueses, parece difícil convencê-los dos riscos relacionados com relações sexuais desprotegidas. Mais um inquérito, mais números preocupantes.
Quase metade dos homens inquiridos diz que tem apenas algum ou pouco receio de vir a contrair uma infecção ou uma doença sexualmente transmissível, 37% diz mesmo que não tem nenhum medo.
Quase 60% dos portugueses abdicou de se proteger com preservativo da primeira vez que teve relações sexuais com o mais recente companheiro. O inquérito do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa revela ainda que apenas uma minoria de homens e mulheres fez o teste da Sida no último ano ou pede ao parceiro para o fazer. Além disto menos de metade da população faz perguntas sobre a vida sexual passada do companheiro.
O estudo revela também que menos de 10% dos homens utilizou preservativo no último ano, em relações com mais de um parceiro, uma percentagem que nas mulheres não chega aos 3%.

Obviamente que já há muito tempo que sei que estou cheio de gente estúpida à volta, mas esforço-me um pouco para explicar os riscos às pessoas. Ninguém nasce ensinado. Contudo parece que os riscos não são suficientemente assustadores para as pessoas se protegerem. O VIH não é uma constipação. Não se cura!!! Por este andar Portugal vai continuar a ser uma vergonha no que toca às infecções VIH/SIDA, mas com pessoas assim não vale a pena ter muitas esperanças: isto já é uma vergonha há muito tempo... Se estamos na cauda do que quer que seja ao nosso esmerado povo o temos que agradecer: essa história de deitar as culpas aos governantes já foi chão que deu uvas.
Com estatísticas assim fica o alerta. Protejam-se. Pela vossa saúde!!!

Sem comentários: